Flamengo de Guanambi fica fora da série B em 2019.

Na reunião do Conselho Técnico na tarde desta quinta-feira (10), onde foram definidos participantes e fórmula de disputa, a Federação Bahiana de Futebol divulgou nesta noite o regulamento, tabela e plano de ação da Série B do Baianão 2019.
 
A competição reunirá seis clubes na disputa pelo acesso à Série A do Baianão 2020. Serão eles o PFC Cajazeiras, Galícia, Olímpia, Canaã, Atlanta e Unirb.
 
Todos ficarão em um único grupo na primeira fase, onde se enfrentam em sistema de ida e volta. Com critério de pontos corridos, os dois primeiros colocados desta fase avançam para a disputa do título e do acesso, que também se dará em partidas de ida e volta.
 
Com a divulgação antecipada, a FBF atende ao que determina a Lei Nº 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, que estabelece prazo de 60 dias para a publicação na íntegra do regulamento e das tabelas do campeonato, contendo as partidas a serem realizadas. A divisão de acesso acontecerá entre 10 de março e 26 de maio.
 
Confira abaixo tabela  da Série B:
 
 
Tabela

Clubes da Série B do Campeonato Baiano 2019:

Atlanta de Jequié
Cajazeiras
Canaã
Galícia
Olímpia
Unirb

Todos se enfrentam em partidas de ida e volta, totalizando 10 rodadas. Os dois melhores fazem a final.

Período da competição:
10 de março a 12 de maio.

 A decepção dos guanambienses ficou por conta de mais um ano o Beija Flor não disputar o certame baiano,  no  final do ano de 2018 , a equipe apresentou na cidade um investidor Eduardo, que seria a ponte para resgatar o futebol do time.  Eduardo chegou em Guanambi e fez vários contatos com  atletas que seria nomes certo no Flamengo de Guanambi. O time era dado como certo a volta ao baiano da segunda divisão, mais as coisas não andaram e o clube não entrou em acordo com seus dirigentes e o investidor, agora o time vai ficar mais um ano fora da série B. O Flamengo de Guanambi disputou sua primeira competição profissional em 2013 ficando na terceira colocação, não conseguiu o acesso,em 2014 o time veio forte ficando fora da final por um gol. Já em 2015 foi o ano do time além de conseguiuir o acesso, venceu seu maior rival na Bahia, O Fluminense de Feira em pleno Jóia da Princesa por 1×0,  e levantandoo troféu de campeão baiano da série B. Um sonho realizado por grandes jogadores,torcedores e investidores. No ano seguinte 2016 o time disputou pela primeira vez a tão sonhada elite do futebol baiano, a 1° divisão. As grandes equipes da Bahia. O time fez um belo campeonato terminando na sétima colocação, quase alcançando a vaga para Copa do Nordeste  ou Copa do Brasil. Já em 2017 o time voltou a disputar a série A  mais alguns problemas internos foi crucial para a decepção do time, com apenas uma vitória e dois empates o time caiu para a série B.Em 2018 e agora em 2019 o time não conseguiu ajuste para voltar ao campeonato baiano, frustrando seus torcedores. Segundo Thiago Dantas existem algumas pendências com atletas e fornecedores. Já o Eduardo o Investidor conversou com o repórter Chitao da Bahia.”Tentei ajudar, mais as coisas não evoluíram, fico triste pois era um sonho meu, trabalhar em Guanambi onde fui muito bem recebido pela Imprensa Esportiva e por muitos torcedores que tinha a esperança de ver o time de volta, triste por não ter dado certo a nossa parceria em 2019, a diretoria terá de fazer um planejamento para o ano de 2020 onde a cidade merece ter um time na disputa do baiano e de outras competições a nível Brasil.”